top of page

Problemas da Humanidade.

Atualizado: 28 de ago. de 2024




A Trilogia Analítica é uma ciência muito ampla e completa, que surgiu do trabalho do cientista, filósofo e sociólogo brasileiro, doutor em psicanálise, Norberto R. Keppe, interessado em minimizar e resolver o sofrimento dos seres humanos.

Vários problemas assolam a humanidade desde que ela existe. Muitos deles se transformam de tempos em tempos. Alguns são parcialmente solucionados e outros novos aparecem gradativamente, acumulando-se aos anteriores. Doenças, fome, pobreza, guerras, neuroses, vícios, subdesenvolvimento generalizado, injustiças, exploração, escravização do povo pela minoria do poder — tudo isso campeia a vida neste planeta, de norte a sul, de leste a oeste. Porém, é mais do que sabido e comprovado que a Terra tem todos os recursos naturais necessários para que todos os seres humanos vivam muito bem e em abundância. O homem tem condições de, em pouco tempo, usar sua inteligência, criatividade e trabalho para obter um desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e econômico em âmbito interplanetário, obtendo grande felicidade. A fome e a doença já deveriam estar banidas da face da Terra; já poderíamos estar viajando pelo universo há muito tempo, caso nossos recursos fossem bem utilizados; e a qualidade de nossas vidas deveria ser elevadíssima — bastaria que o ser humano (o povo) fosse informado e se conscientizasse das últimas descobertas científicas, principalmente as trilógicas, e adotasse uma atitude trilógica, unificando os campos da ciência, filosofia e espiritualidade numa ação voltada à conscientização e correção da psicossociopatologia.


Problemas, atualmente considerados insolúveis, seriam prontamente resolvidos, bastando dedicação e um certo grau de honestidade e boa vontade, desde que o povo pudesse assumir o controle da sociedade, no lugar de grupos corruptos e mal-intencionados que mantêm o poder econômico-social em suas mãos.


A Trilogia Analítica é uma ciência muito ampla e completa, que surgiu do trabalho do cientista, filósofo e sociólogo brasileiro, doutor em psicanálise, Norberto R. Keppe, interessado em minimizar e resolver o sofrimento dos seres humanos. Com o tempo, mais cientistas se uniram nessa empreitada e formou-se um grupo de pessoas possuidoras dos mesmos ideais, atualmente trabalhando em vários países da América do Sul, do Norte, Europa e Escandinávia. Até 1980, a Sociedade Internacional de Trilogia Analítica chamava-se Sociedade de Psicanálise Integral. Isso porque Keppe, como psicanalista, tratava das neuroses, psicoses e doenças psicossomáticas.


A Psicanálise Integral desenvolveu-se muito e passou a estudar outras áreas problemáticas, como a filosófica e a religiosa, além da científica, que também afetaram negativamente os seres humanos; nessa ocasião ela passou a ser chamada de Trilogia Analítica.


Foi escolhido esse nome porque:


1. TRILOGIA — é a união dos três campos: ciência, filosofia e espiritualidade. Mostra que o ser humano é trino na base (sentimento, pensamento e ação), à semelhança do Criador, com três figuras: (Pai, Filho e Espírito Santo).


2. ANALÍTICA — porque é um método científico, analítico, isto é, são analisadas detalhadamente todas as partes dos fatos para serem corrigidos erros de cada campo e promove o desenvolvimento de uma ciência mais completa. A Trilogia Analítica, embora alguns digam que o nome possa sugerir, não é religião, ou método complicado e teórico. Pelo contrário, a Trilogia é uma ciência clara, abrangente e prática, e todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, profissão ou raça, podem compreendê-la perfeitamente, desde que se dediquem ao seu estudo e aplicação. Todo o seu corpo de teoria e método é resultado de pesquisas que seguiram os mais rigorosos critérios científicos.


Atualmente, a Trilogia Analítica, por ser uma psico-sócio-terapia (tratamento de problemas psicológicos e sociais), tem que tratar de problemas psicológicos individuais, educacionais, sociais, econômicos, políticos, espirituais, enfim, atua em todas as áreas de interesse humano, para melhorar a qualidade de vida.


ABC da Trilogia Analítica


Por Dan Mena. Membro Supervisor do Conselho Nacional de Psicanálise desde 2018 - CNP 1199 Membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise desde 2020 - CBP 2022130

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page