Saúde Emocional.
- Dan Mena Psicanálise
- 3 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2024
Segundo a Organização Mundial de Saúde; ‘’A saúde é um estado de completo bem-estar psíquico, social e mental, não consiste apenas em uma ausência de doença ou enfermidade’’ (OMS — traduzido pelo autor).

A importância da saúde emocional.
Cuidar da saúde, é essencial em cada etapa da vida.
Desde a infância, durante a adolescência e como adultos.
Aqueles, que por motivos diversos se defrontam com distúrbios e seus efeitos psíquicos, são acometidos por alterações de atuação, comprometendo seus melhores resultados. Sejam de qualquer ordem, diversas causas podem contribuir para nossos problemas e mal-estar, experiências negativas, abandonos, traumas, histórico familiar, abusos, relações infantis distorcidas, fatores biológicos da química do cérebro e da própria genética humana. Dito isto, é muito imperativo familiarizar-se com os sinais de alerta que recebemos. Pesquisas esclarecem, que indivíduos mentalmente saudáveis, conseguem ter rédea disciplinada das suas afeições, apegos, estimas e querenças. Estes, também têm a aptidão de superar instigações e provocações com maior facilidade, recuperar-se de eventos graves e construir relacionamentos fortes e duradouros. Manter-se vigoroso nos aspectos que nos constituem, é uma missão de inteligência. Seremos sempre convocados e exigidos a nos empenhar e testar limites. Usar as nossas habilidades, tempo, paciência e persistência para que nossa travessia seja a mais exequível possível.
Definimos?
Saúde Mental;
Segundo a Organização Mundial de Saúde; ‘’A saúde é um estado de completo bem-estar psíquico, social e mental, não consiste apenas em uma ausência de doença ou enfermidade’’ (OMS — traduzido pelo autor).
Emocional;
Segundo a Psicologia; Harmonia entre ação, pensamento e sentimento. O ser humano tem várias áreas de relacionamento, como sua relação familiar, amorosa, espiritual, de trabalho, de amizade, e a própria.
Qual a síntese de Freud — Psicanalítica;
Indagado por um ouvinte sobre o que seria ter saúde mental ele respondeu; ‘’Uma pessoa saudável mentalmente, é aquela que consegue amar e trabalhar.’’
Simplificada;
Assim, podemos sintetizar que tais condições se referem ao nosso momento psicológico. Que incluem capacidades, de amar, produzir, gerir, lidar, agir, controlar ações e emoções, construir relacionamentos, desenvolver o olhar exterior e introspectivo, abrangendo nossa forma de equalizar as dificuldades, desde às mais simples, as complexas e extremas.
Prestemos atenção ao detalhe muito relevante das definições, que por norma, não consistem apenas em uma ausência de doenças, senão a integração de sentimentos, atos e condutas.
Portanto, ser emocional e mentalmente saudável, é mais que ser livre de problemas psíquicos, como a ansiedade e depressão. A ausência destes fatores, refere-se à constituição e presença de um indivíduo de excelentes características integradas, um ser equilibrado, constituído, em que devemos investir e envidar nossos talentos incríveis, aptidões únicas e recursos biológicos excepcionais.
Quais são essas características?
1 — Autoestima e elevada autoconfiança;
2 — Autoconhecimento;
3 — Construção de relações sociais e emocionais sólidas;
4 — Equilíbrio entre responsabilidades familiares, trabalho e atividades individuais;
5 — Flexibilidade de aprendizagem, assimilação de novidades e adaptação a mudanças;
6 — Senso de propósito e significado inter-relações;
7 — Adequação, divisão equitativa do bom gerenciamento do tempo;
8 — Capacidade de lidar com desafios e gerenciamento do estresse diante das adversidades;
9 — Capacidade de se divertir e rir;
10 — Valorização da existência, gratidão;
11 — Fomentar o gosto pela vida, contentamento;
12 — Serenidade, senso de tranquilidade;
13 — Prática da confiança;
14 — Fazer contribuições evocativas para sua comunidade;
15 — Ser ativo e trabalhar produtivamente;
16 — Lidar positivamente com as pressões;
17 — Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento;
18 — Realizar e desenvolver seu pleno potencial.
Faça uma análise...
Quais destas habilidades você aplica efetivamente na sua vida?
Por Dan Mena. Membro Supervisor do Conselho Nacional de Psicanálise desde 2018 - CNP 1199 Membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise desde 2020 - CBP 2022130
Comments