Verification: 1b7a2f80a75f2be1 Verificação: 2b3722ae526818ec
top of page

Vitaminas Essenciais para a Saúde.

Atualizado: 28 de ago. de 2024




A saúde física e mental, é uma questão fundamental que todos devemos considerar, na sua deficiência, podemos detectar e perceber com certa facilidade que algo não vai bem conosco.

ree

Quais podem ser importantes para a nossa saúde?


— Vitamina A — encontrada no leite, queijo, creme, fígado, rim e certas categorias de óleos de peixe. Estes, têm alto teor de gorduras saturadas e colesterol. Os vegetais com cores brilhantes e vibrantes contêm níveis mais elevados de betacaroteno.


— Vitamina D — contido no queijo, manteiga, margarina, creme, peixes, ostras, exposição do corpo a doses controladas de luz solar.


— Vitamina E — achada no gérmen de trigo, milho, nozes, sementes, azeitonas, espinafre, aspargos e vegetais de folhas e óleos.


— Vitamina K — faz parte do repolho, couve-flor, espinafre, soja e cereais. Algumas bactérias nas vias intestinais também ajudam a produzir essa vitamina.


— Tiamina — popularmente conhecida como Vitamina B1 — encontrada em pães fortificados, cereais, massas, grãos inteiros, carnes magras, peixes, feijões secos, ervilhas, soja, laticínio e frutas.


— Niacina — conhecida como vitamina B3 — encontrada em produtos lácteos, aves, peixes, carnes magras, nozes, legumes, pães e cereais enriquecidos.


— Folato — (também chamado ácido fólico) encontrado em vegetais de folhas verdes e alimentos enriquecidos.


— Vitamina B12 — presente em ovos, carnes, aves, mariscos e derivados do leite.


— Ácido pantotênico e biotina — encontrados em ovos, peixes, laticínios, cereais integrais, legumes, fermento, brócolis, vegetais da família do repolho, batata branca e carne magra.


* Nunca tome vitaminas ou suplementos sem antes consultar seu médico.


Um nutricionista poderá indicar se existe alguma deficiência a ser suprida.


Os exames indicados para tal verificação são o hemograma completo e de urina, ambos podem ser solicitados para complementar esse diagnóstico.


Segundo a OMS são estes os 5 alimentos menos recomendados para saúde;


1 — Batata frita. Pesquisa da American Journal of Clinical Nutrition, relata que as batatas têm um alto índice glicêmico, associando seu consumo ao risco de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Tal situação fica potencializada quando estas são submetidas ao processo de fritura de óleos utilizados e aquecidos inúmeras vezes.


2 — Sorvetes; Acrescidos de gorduras transgênicas, contêm grandes porções de açúcar, o que pode detonar os triglicerídeos e colesterol ruim. Outra razão destacada, a alta conversão de calorias.


3 — Refrigerantes; Ricos em açúcar e frutose, o consumo contínuo incrementa o ganho de peso e traz o risco de evolução para o diabetes. Várias pesquisas e estudos indicam também ser uma das prováveis causas de aumento da pressão sanguínea.


4 — Salsichas; Pesquisa publicada pela Authority Nutrition, alto consumo de carnes processadas pode estar conectado ao perigo de desenvolvimento de patologias crônicas. Entre as quais, cita; câncer no estômago, problemas pulmonares obstrutivos, pressão arterial, enfermidades do coração e câncer no intestino.


5 — Açúcar; Um dos alimentos mais pesquisados das últimas décadas, não se limita apenas à obesidade ou às alergias alimentares, existem milhares de artigos dos quais podemos fazer uma breve síntese dos seus prováveis malefícios para a saúde; perda da elasticidade e funcionalidade dos tecidos, diminuição da visão, acidificação da saliva, disfunções autoimunes, interferência na absorção de proteínas, principal inimigo do intestino, pode até mesmo desativar o nosso sistema imunológico, diminuindo as defesas contra infecções.


Os alimentos que contribuem para uma alimentação saudável. Ovos, coco, quinoa, azeite de oliva, limão, brócolis, batata-doce, salmão, nozes, abacate, alho, espinafre e leguminosas.


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.


Esta frase foi ditada por Hipócrates há cerca de 2400 anos, cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre os hábitos alimentares e a prevenção do risco de doenças. Nossas práticas estão diretamente ligadas a qualidade e longevidade da nossa vida.


Você já pensou o quanto ela é valiosa?


Comer bem, dormir o necessário, praticar exercícios físicos, buscar a paz espiritual, gerir o equilíbrio psíquico, são os 4 pilares das atitudes essenciais para quem deseja alcançar superação e reforma de hábitos negativos.


Entende-se que o foco deve estar na prevenção, ou seja, no desenvolvimento e aplicação de rotinas saudáveis que nos permitam enfrentar com mais facilidade e manejo as situações que nos afetam.


Espero que, ao final deste artigo, os leitores tenham um conjunto de informações, estratégicas e técnicas que possam aplicar de forma útil, considerando a imprescindível orientação dos profissionais de cada área em menção.


Por Dan Mena. Membro Supervisor do Conselho Nacional de Psicanálise desde 2018 - CNP 1199 Membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise desde 2020 - CBP 2022130

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page