O Luto.
- Dan Mena Psicanálise
- 5 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2024
O luto é uma resposta psíquica que ocorre quando um familiar é perdido, seja por morte, distanciamento ou abandono. Também pode ser a perda de um emprego, um objeto, uma mudança de país, ou algo semelhante.

O luto é uma resposta psíquica que ocorre quando um familiar é perdido, seja por morte, distanciamento ou abandono. Também pode ser a perda de um emprego, um objeto, uma mudança de país, ou algo semelhante. Pode até ser a perda de um ideal, como uma pátria, liberdade, etc. O luto não é um estado patológico, embora imponha desvios consideráveis do comportamento normal ao paciente. Confiamos que, após algum tempo, ela desaparecerá por si só, mediante a elaboração de ciclos. Em algumas pessoas, devido a essas mesmas influências, surge a depressão em vez do luto, sendo uma doença que pode se tornar muito grave e permanente.
Se você sofreu recentemente a perda de um ente querido ou a separação de algo que lhe é precioso, recomendo que comece o tratamento para facilitar o trabalho de luto, e evitar a produção de outras doenças graves, como a ansiedade exacerbada e a depressão.
Como detectar se você está passando por um processo de luto?
Quais os sintomas?
O luto intenso devido à perda ou algo que lhe é querido (emprego, país, relacionamentos, esposo, familiar, etc.) é assim caracterizado:
Humor doloroso.
Cessação de interesse no mundo exterior.
Perda da capacidade de escolher um novo objeto de amor, na incapacidade psíquica de substituir o perdido.
Retirada de toda atividade não relacionada com a pessoa amada ou objeto apreciado.
Inibição e restrição do eu, como expressão de sua total dedicação ao luto que não deixa nada para outros interesses e propósitos. Isso não afeta todos de maneira única, a maioria, considera sua reação à perda de alguém ou algo amado, como normal e compreensível.
Como lidamos com o luto?
O tratamento psicanalítico, facilita o trabalho de luto para a pessoa que perdeu alguém ou algo amado e impede que outras doenças mais graves possam ganhar força, como a depressão. Por conversas com o psicanalista, o paciente é habilitado a fazer uma verificação da realidade e a deixar gradualmente de lado seus apegos amorosos e anulação das projeções de futuro em relação ao objeto perdido, agora, talvez impossíveis.
Quando a oposição do paciente ao abandono destas posições psíquicas é muito intensa, pode surgir um distanciamento da realidade e a preservação do objeto por meio de uma psicose alucinatória, que o tratamento psicanalítico ajuda a administrar de forma saudável, respeitando a realidade. Este processo, ou ciclos, levam tempo de elaboração, e a energia restabelecedora acontece gradualmente, enquanto a existência psíquica do objeto perdido continua, e as memórias e esperanças que ligam a pessoa ou objeto amado são sucessivamente avivadas, consumindo uma abundância de energia psíquica desequilibrante.
O tratamento facilita que este processo ocorra dentro da normalidade para que, ao final do trabalho de luto, o ego seja mais uma vez livre e desinibido de empreender, sem considerar essa ausência imprescindível a vida do sujeito.
Se você está passando por um processo de luto devido à perda de tudo o que foi nomeado, algo que lhe é querido, o tratamento psicanalítico pode ajudá-lo a trabalhar o processo de luto normalmente, e a superar a perda de uma forma saudável.
Benefícios do tratamento para facilitar o trabalho de luto:
Encurtar o processo de luto e suas fases.
Diminuir a dor da perda.
Enfrentar e superar o evento de uma maneira saudável.
Evitar outras doenças, como a depressão e ansiedade.
Trabalhar através das emoções e do luto.
Adaptando-se à vida sem o objeto querido.
Recuperar a ilusão do futuro, da vida e de empreender seus projetos individualmente.
Melhorar a qualidade das relações afetivas significativas.
Viver melhor nos próximos anos, confortado com a realidade.
Por Dan Mena.
Membro Supervisor do Conselho Nacional de Psicanálise desde 2018 - CNP 1199 Membro do Conselho Brasileiro de Psicanálise desde 2020 - CBP 2022130
Comentarios